Briefing


1. Objetivo geral do projeto:
Projeto de espaço efêmero para retail design da marca Luciana Araujo.
Específico: Colaborar na concepção e afirmação da identidade da marca
por meio da compreensão do público alvo, da comunicação utilizada pela
marca e pelo concept design do produto.
2. Público Alvo:

 Foi realizada uma pesquisa virtual com intuito de alcançar 50 pessoas de diferentes localidades para que assim pudéssemos melhor compreender o público alvo da marca Rock Chick, sendo 58% , dos entrevistados, mulheres e 44% homens. Sobre a faixa etária obteve-se que 22% dos entrevistados possuem idade de 15 à 20, 60%  de 21 à 30, 8% de 41 à 50 e 10% de 51 à 59 anos.
Notou-se também que 36% das pessoas entrevistadas são estudantes e 28% não estudam. Destes que estudam 22% cursam o ensino médio e 78% o ensino superior e destes, 38% humanas e 24% exatas.
Foram questionados quanto à religião que seguem sendo 50% católicos, 34% protestante, 12% espírita e nenhum deles disse ser ateu.
Também constatamos que 16% destes, possuem renda mensal de 1 salário, 38% de R$ 1.000,00 à R$ 2.000,00; 24% de R$2.001,00 à R$4.000,00; 4% de R$4.001,00 à R$5.000,00 e 18%  com renda mensal acima de R$ 5.000,00.
Quanto ao estilo de roupas e acessórios que usam 30%  disseram ser alternativos, 62% básicos, 4% clássicos e 4% disseram ter outro estilo. E 88% destes preferem comprar em lojas, 56% em shoppings, 2% em brechós, 4% em feiras, 2% lojas virtuais.
Dos entrevistados 26% se interessam pela arte, 78% por cinema, 80% gostam da internet, 34%  pela  moda, 84% por música, 42% lêem revistas e 68% livros.
O estilo musical dos mesmos varia, sendo que 48% preferem rock, 40% MPB, 38% Pop,36% Pop rock, 36% clássico,18% Reggae e 16% Heavy-metal.
Concluímos que 42% usariam algo da marca Rock Chick e 50% não usariam. Dos que não usariam 22% responderam que não faz o estilo deles, 6% disseram ser muito feminino, 6% não gostaram das estampas e dos que usariam 18% gostaram das camisetas, 12% se atraíram pelas estampas, 12% gostam da moda diferente e alternativa proposta pela marca.


Concluiu-se através de pesquisas realizadas também por outros grupos que o público alvo desta marca são:
Jovens de ambos os sexos de 15 a 24 anos, que possuem um estilo musical popular, gostam da vida noturna assim como de momentos com os amigos, que possuem um estilo básico e costumam gastar acima de 100 reais em roupas e acessórios, com preferência em T-shirts para uso próprio ou como forma de presentear alguém.
3. Detalhes específicos do projeto:
Pesquisa acerca do produto (marca):
  • Projeto 1: Stand Rock Chick


 




Inspirações de Luciana Araújo




 Produtos da marca Rock Chick

                                   Fonte : http://www.rockchickdesign.com/

                                         Fonte : http://www.rockchickdesign.com/

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       Fonte : http://www.rockchickdesign.com/

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Local do evento
 Museu Nacional Honestino Guimarães- Brasília DF









                                                                            




Teatro Municipal Oscar Niemeyer - Uberlândia MG












4. Propostas de soluções:

4.01- Brainstorming: Sobre ID da marca Rock Chick





Através da verificação do problema da marca, falta de Comunicação, pensamos em propostas que melhor solucionassem essa problemática.
1º Proposta: Um ambiente como um labirinto escuro, que ressalte o produto através de luz focada nos mesmos. Os displays teriam um sistema dando a impressão de estarem flutuando.
2º Proposta: Um ambiente descontraído que utilize cores vivas como o vermelho, laranja, verde e outras que ela expõe em seus projetos. Buscando assim atrair o usuário para o lado suave da marca que acreditamos ter, mas estar mal representado e ofuscado pelo lado Dark da mesma. Utilizando-se telas touch screen como displays.

3º Proposta: Um ambiente semi aberto que enfatize o lado tecnológico que pode ser mais bem explorado, por serem produtos vendidos virtualmente, podemos apresentá-lo através de ferramentas como telas touch screen. Sendo um meio termo entre o lado Dark e o suave. Com elementos do rock e referências que a Luciana Araujo anexa as suas criações. 

Depois de avaliarmos as 3 propostas verificamos que a 3º engloba as idéias apresentadas e que são melhor trabalhadas na mesma , sendo assim a proposta que iremos utilizar para a produção dos modelos.

Modelo 1: Ana Cássia 



Nesta primeira proposta, a forma do stand remete a um palco de show de rock, por ser uma das principais inspirações de Luciana Araujo e estar totalmente evidente em suas estampas, onde tocariam musicas da banda Kiss, principal inspiração de Luciana dentro do estilo, o que chamaria a atenção do público também pelo sonoro, pois apesar do Kiss ser uma banda de rock, não possui músicas poluídas que pudessem causar desconforto aos visitantes. As partes fechadas do stand serão construídas com estruturas metálicas e junção de placas de MDF pintadas com tinta automotiva preta e branca, com as letras em metal aparafusadas. O piso em chapa xadrez de alumínio, utilizados em pisos de ônibus foram utilizadas para dar ao stand um ar alternativo. As telas foram usadas como vedação para remeterem de forma subliminar ás estampas de zebra utilizadas nas ilustrações de Luciana Araújo.
No centro do stand possui um tubo metálico com 4 tvs touch screem, que representam o conceito tecnológico escolhido para a proposta.
A iluminação é feita por luz natural e pequenos spots embutidos no teto do stand.
O display feito em acrílico vermelho localizado na parede branca do stand possui forma circular, remetendo a bandeira do Japão, outra forte influência da artista.
Na entrada do stand encontram-se dois painéis de correr e possuem adesivados em cada um a metade da imagem de uma cabeça ilustrada por Luciana Araújo, o símbolo que maior identifica a marca rock chick, de tal maneira que quando encontrados os painéis se completam formando a imagem.





Modelo 2: Tábata

         Um Stand que remete a estrutura de uma luminária japonesa, com sua cobertura e fechamento em Elastano, tecido que foi estampado com uma ilustração da Rock Chik, e estruturado através de arcos metálicos, essa forma de estruturação, sanfonada, facilita a montagem e desmontagem do mesmo. O tecido estampado possui transparência despertando assim a curiosidade daqueles que o avistarem.
         A cobertura é apoiada em barras metálicas que são encaixadas em orifícios localizados no piso.
         A iluminação se dá através da luz fria embutida no piso, para não refletir nos ipads, o piso é feito com MDF revestido em fórmica preta fosca.
         A visualização do produto, do site da marca e de toda informação que o produto necessita para que o cliente o conheça é feita por meio dos ipads sob os displays. Os displays feitos em acrílico vermelho também possuem transparência, seguindo uma linha sinuosa mais sem ostentação, assim como todo o stand, pois o objetivo deste é atrair os olhares para a marca e o que ela é sendo um complemento dela sem modifica – lá.  





 
Ilustração de Luciana Araújo, que foi estampada no Elastano

    Modelo 3: Fernanda

         O stand em forma de “L”, possuindo telas dos dois lados até o fim do corredor um espaço totalmente destinado a apresentação dos produtos  si da marca.
         O teto sobreposto é por outro, o primeiro com aberturas por onde passa a iluminação direcional focada nos produtos ali dispostos, dando destaque a eles.
         A cor preta foi utilizada em todo o stand, tanto para manter a linguagem de rock que Luciana Araújo utiliza, como para fazer o efeito de iluminação totalmente direcional.
         O mini lounge foi desenvolvido com um toque rock n’ roll, linguagem presente na marca, com um espaço para leitura dos panfletos que apresentam a marca Rock Chick, com duas cadeiras  com estampas de bichos (muito utilizadas em produtos da marca), aonde as pessoas poderiam se acomodar para melhor conhecerem a marca.
        O stand 3 foi utilizou-se  materiais resistentes e de fácil acesso.
A estrutura feita em placas de MDF encaixadas, os pisos em material vinilico.
        Os displays para fixação dos monitores Touch screem foram estruturados através de uma tubulação metálica, onde passa a fiação dos mesmos.
        Na parte frontal do stand, se localiza o pequeno lounge, com piso vinilico na cor vermelho e nas paredes adesivos com estampas de Luciana Araújo, e os botons foram fixados na parede de MDF.






5. Descrição dos prazos:
29.03: pesquisa acerca da marca e publicação
concepção de questionários,
apresentação e publicação dos questionários.
1.03: Apresentação e publicação das amostras de
público alvo,
Verificação do briefing,
Traçar Estratégias: utilização da Fórmula PAR,
Apresentação e publicação.
5.03: Brainstorming,
Verificação do briefing,
publicação do brainstorming,
Início modelos.
7.03: Modelos.
12.3: Publicação-Apresentação dos modelos e aprovação